Sessões de Observação
 Astronáutica

Apreciar a beleza de um céu noturno totalmente estrelado é uma das principais metas da Fundação CEU. Em decorrência da grande luminosidade e poluição das grandes cidades, observar o céu se tornou uma difícil tarefa, que na Fundação CEU se torna algo gratificante e encantador, levando conhecimento, cultura e diversão para alunos de todas faixas etárias.
Atividade Noturna.

Faixa Etária Livre para todas as idades
Tempo da atividade 2 horas
sessoes-observacao
Phobos, o foguete
 Astronáutica

Essa oficina é realizada em uma base de lançamentos de foguetes inaugurada pelo Astronauta Marcos Pontes, com casa mata e torre. Os alunos receberão instruções de uma atividade realizada em equipe, onde cada um terá uma tarefa importante a ser realizada, demonstrando como um lançamento de foguetes ocorre na realidade. Nossos mini-foguetes são construídos seguindo normas específicas e nossa estrutura oferece toda a segurança necessária para os alunos realizarem a atividade. São abordados tópicos de balística e lançamento de projéteis.

Astronáutica
Faixa Etária 4º ao 9º ano do EF e Ensino Médio.
Tempo da atividade 1h15m.
phobos-o-foguete
Gravidade Zero
 Astronáutica

Apresentamos a conquista do espaço pelo ser humano, levando ao aluno o avanço tecnológico e científico envolvido na Astronáutica. Contamos a história da corrida espacial iniciada na década de 1960 e seu término com a conquista da Lua pelo ser humano em 1969, assim como as atuais e futuras missões espaciais como a construção da ISS (Estação Espacial Internacional) e a exploração do planeta Marte por diversas sondas. Abordamos tópicos de Física como Leis de Newton no funcionamento de um foguete e conceitos de Biologia demonstrando como o corpo humano se comporta num ambiente de baixa gravidade.

Astronáutica Meio Ambiente
Faixa Etária 5º ao 9º ano do EF Ensino Médio.
Tempo da atividade 45 min.
gravidade-zero
Conhecendo a estação meteorológica
 Astronáutica

Durante essa atividade, os alunos conhecerão nossa Estação Meteorológica e captarão alguns de seus dados para realizar uma previsão do tempo para a cidade de Brotas. Conceitos de climatologia e meteorologia são explicados de maneira simples, aproximando o conteúdo ao nosso cotidiano.

Astronáutica Astronomia
Faixa Etária A partir do 5º ano do EF.
Tempo da atividade 2 horas
conhecendo-estacao