Irmãos de Gaia
 Astronomia

Comparamos a estrutura interna de nosso planeta com diversos outros planetas do Sistema Solar. Mostramos a criação do nosso sistema solar, o porquê da vida ter surgido e evoluído na Terra, a morte de nossa estrela, e consequentemente de nosso planeta.

Astronomia Geologia
Faixa Etária 5º ao 9º ano do EF e Ensino Médio.
irmaos-de-gaia
Sessões de Observação
 Astronomia

Apreciar a beleza de um céu noturno totalmente estrelado é uma das principais metas da Fundação CEU. Em decorrência da grande luminosidade e poluição das grandes cidades, observar o céu se tornou uma difícil tarefa, que na Fundação CEU se torna algo gratificante e encantador, levando conhecimento, cultura e diversão para alunos de todas faixas etárias.
Atividade Noturna.

Faixa Etária Livre para todas as idades
Tempo da atividade 2 horas
sessoes-observacao
Palco Celeste
 Astronomia

Nessa sessão os tópicos de Astronomia são abordados de maneira simples de modo a aproximar o aprendizado com o cotidiano do aluno. São apresentados: constelações e suas lendas, planetas do sistema solar, movimento aparente das estrelas, eventos astronômicos, coordenadas astronômicas e geográficas.

Astronomia
Faixa Etária Séries abrangentes: a partir do 3º ano do EF.
palco-celeste
Turma Alto Astral
 Astronomia

Voltado para a Educação Infantil, essa sessão faz com que os alunos participem interagindo com a turma alto astral totalmente animada. São demonstrados planetas, constelações e ainda é realizada uma viagem para alguns dos planetas do sistema solar em busca de sinais de vida. A conscientização da preservação do planeta Terra é o tema principal dessa sessão.

Astronomia Meio Ambiente Biologia
Faixa Etária Livre para todas as idades.
Tempo da atividade 30 min.
turma-alto-astral
Filhos do Sol
 Astronomia

Nessa viagem participaremos de um divertido tour pelo sistema solar, visitando nossa estrela e seus planetas conhecendo suas principais características e sobrevoando algumas superfícies, entenderemos mais sobre nosso planeta visto do espaço.

Astronomia
Faixa Etária A partir do 3º ano do EF.
Tempo da atividade 1 hora
filhos-do-sol
Mundos vivos
 Astronomia

Com a intenção de posicionar o aluno no Universo, essa oficina explica nosso sistema planetário de forma simples e interativa. Cada aluno será um dos astros do Sistema Solar que será montado em escala com a ajuda de ferramentas didáticas simples, demonstrando a real distância entre eles. Após essa etapa é realizada uma divertida gincana com perguntas para a fixação dos temas abordados.

Astronomia
Faixa Etária 3º ao 6º ano do EF.
mundos-vivos
O céu na régua e compasso
 Astronomia

Nessa oficina o aluno construirá um relógio de Sol de cartolina baseado nas coordenadas geográficas da cidade de Brotas. É feita um explicação introdutória demonstrando o funcionamento do relógio e o porquê de ser construído dessa maneira. Explicamos como se orientar, como encontrar os pontos cardeais e determinar a latitude local utilizando apenas o movimento aparente do Sol e de algumas estrelas durante a noite.

Astronomia
Faixa Etária 3º ao 7º ano do EF.
o-ceu-na-regua-e-compasso
A Família do Sol
 Astronomia

Demonstramos para o aluno todo nosso Sistema Solar, conhecendo todos os astros bem de perto e comparando suas caraterísticas com as características do planeta Terra, tais como temperatura superficial, período de rotação e revolução, composição e distância do Sol. Apontamos os diversos erros conceituais encontrados em diversos livros didáticos com relação ao tema Astronomia, aproximando essa ciência o máximo possível do cotidiano do aluno, aumentando assim sua compreensão dos diversos conceitos envolvidos e despertando o interesse do mesmo para a ciência.

Astronomia
Faixa Etária 3º ao 7º ano.
a-familia-do-sol
Jornada nas Estrelas
 Astronomia

Estudamos nossa estrela, o Sol, demonstrando que ela é apenas uma das diversas outras estrelas do Universo que se dividem em diversos tipos devido principalmente a sua temperatura, massa e brilho. Mostramos todo o processo de evolução estelar, desde seu início em belíssimas nebulosas até seus estágios finais explicando os astros e eventos mais enigmáticos do Universo como os Buracos Negros, as Supernovas e os Pulsares.

Astronomia
Faixa Etária 6º ao 9º ano do EF e Ensino Médio.
jornada-nas-estrelas
Geometria Cósmica
 Astronomia

Nessa sessão compreendemos a maior parte dos conteúdos de Astronomia propostos pelos PCN no eixo temático Terra e Universo, com o sistema Sol-Terra-Lua em evidência. Demonstramos eclipses, fases da Lua, estações do ano, movimentos de nosso planeta e seu satélite natural e contamos um pouco da história da Astronomia evidenciando seus principais marcos como a queda do modelo Geocêntrico proposto por Claudius Ptolomaeus, o Heliocêntrismo e as idéias inovadoras de Galileu Galilei.

Astronomia
Faixa Etária 4º ao 9º ano do EF e Ensino Médio.
geometria-cosmica