Em julho de 2019, o CEU foi contemplado com o selo SAB de qualidade de conteúdo na área de Astronomia, uma garantia aos nossos alunos, professores e visitantes, acerca do material apresentado, comprovando que nossos princípios e conceitos estão dentro das normas acadêmicas cientificas aprovadas pela Sociedade Astronômica Brasileira.

Evento temporariamente cancelado!

Comunicado 23 ENAST - Fundação CEU

Prezados(as),

em virtude da pandemia de Covid-19 e as medidas de distanciamento social, a Fundação CEU precisou pausar suas atividades neste ano, alterando todo o calendário de ações.

Como consequência, será necessário cancelar o 23° Encontro Nacional de Astronomia (ENAST) que seria sediado na Fundação CEU na Cidade de Brotas/SP em Novembro de 2020.

A nova data será definida assim que as atividades presenciais puderem ser retomadas e divulgada logo que possível, nesta ocasião, realizaremos uma ampla divulgação.

Esperamos que seja possível contar com a sua participação em nosso evento.
Agradecemos pela compreensão e pedimos desculpas pelo transtorno.

Comissão Organizadora do 23 ENAST
Fundação CEU - 27 de abril de 2020

-

23º Encontro Nacional de Astronomia

Fundação CEU - Brotas/SP

A 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia será realizada na Fundação CEU, em Brotas-SP e terá a Radioastronomia como tema principal do evento, uma escolha inspirada na primeira "fotografia" de um buraco negro, publicada em 2019 e a fim de ressaltar a importância deste ramo da ciência. O primeiro ENAST temático foi realizado em 2011, na Cidade de São Paulo-SP, com o tema "Poluição Luminosa". Em 2019, o ENAST de Sobral-CE comemorou o centenário do eclipse que comprovou a teoria da relatividade geral de Einstein. Confira na coluna da direita um pouco sobre os elementos da logo do evento.

Palestrantes confirmados:

Prof. Dr. Rodolfo Langhi

É professor assistente doutor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Trabalha com as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física; Estágio Supervisionado; Prática de Ensino de Física; TCC; Educação em Astronomia. 

Prof. Irineu Gomes Varella

Físico, Matemático, Pós-Graduado em Astrometria, Especialista em Astronomia e Mestre em Ciências , Irineu colaborou (de 1975 a 1996) em edições do Anuário Astronômico do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, foi professor no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica (EMA) de São Paulo de 1968 até 2015, quando se aposentou como especialista astrônomo e é autor de diversos textos de divulgação e ensino de Astronomia. Ele estará conosco para falar sobre o tema do evento: a Radioastronomia! Confira mais detalhes na aba "convidados".

Sobre a escolha do tema:

No dia 09 de Abril de 2019, pesquisadores do Event Horizon Telescope (EHT) divulgaram a primeira imagem real de um buraco negro localizado na galáxia M87, que fica na constelação de Virgo, a Virgem. Distante de nós cerca de 53.4 milhões de anos luz e com cerca de 6.5 bilhões de massas solares compactadas em um raio de 40 bilhões de quilômetros, o mesmo foi registrado através de um método chamado "interferometria", utilizando 8 radiotelescópios instalados em 6 distintos pontos da superfície do planeta. Este feito inspirou os professores da Fundação CEU a oferecer ao público, um evento que ressalte e explique esta técnica e sua importância para as pesquisas em Astronomia.

Primeira foto de um Buraco Negro. Créditos: EHT. https://eventhorizontelescope.org

Um pouco de história sobre a escolha da sede:

No início do mês de Julho de 2019, a Fundação CEU propôs sua candidatura para que o Encontro de 2020 fosse realizado na instituição. Como decidido em assembléia, os encontros devem ser escolhidos por votação popular a cada dois anos. Com a falta de candidatura em 2018 para 2020, a análise do pedido foi feita pela comissão do ENAST, que por definição durante a assembléia de 2018, pôde decidir em votação interna sobre a aprovação da candidatura.

A votação incluiu conselheiros de clubes de astronomia, observatórios e planetários de grande parte do Brasil, e a candidatura do CEU foi aprovada com unanimidade para sediar o 23º Encontro Nacional de Astronomia. O mesmo será realizado nos meses de outubro e novembro de 2020, estamos preparando tudo com muito carinho para esta grande reunião da astronomia Brasileira.

O CEU possui 18 anos de fundação e já sediou alguns eventos astronômicos, além das Star Parties, atividade típica da instituição que em 2019 organizou sua sua 8ª edição em comemoração aos 50 anos do pouso do homem na Lua. Aqui também sediamos o ENAST de 2004 e a Reunião Anual da Associação Brasileira de Planetários, em 2016.

Nesta mesma página, serão divulgadas as novidades sobre o ENAST de 2020. Continue navegando pelo nosso site para conhecer a Fundação CEU e aguarde as novidades!

Todas as dúvidas e curiosidades podem ser encaminhadas para professores@fundacaoceu.org.br

A logo do ENAST em Brotas apresenta um elemento carro chefe do ecoturismo na cidade, um bote de Rafting e seus remos, além das ondas do rio, que representam o tema do ENAST deste ano: a Radioastronomia! As três estrelas são o símbolo base do ENAST e representam a união dos seguimentos reunidos nos eventos: a pesquisa e a observação, o ensino e a divulgação, a ATM (Amateur Telescope Maker) e a instrumentação. Uma forma de valorizar e incentivar a união destes três pilares.

O ENAST de 2019 aconteceu nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro em Sobral, no Ceará. Clique na imagem para saber mais.

Estarão conosco

Marcelo Rubinho (Astrofísico)

Bacharel em Física, mestre e doutorando em Astrofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), trabalha com polarimetria e estrelas massivas. Também atua em divulgação científica e é um dos apresentadores do canal de ciência Astrotubers. Quando sobra tempo, atualiza sua coleção de quadrinhos.

 

Dr. Ivan Glauco Paulino Lima (Astrobiólogo Blue Marble na NASA):

Biólogo e mestre em Genética e Biologia Molecular e Doutor em Biofísica. Fez pós doutorado na NASA e atualmente é Pesquisador Cientista No Blue Marble Space Institute of Science no Centro Ames de Pesquisas da NASA. Atualmente suas pesquisas estão relacionadas aos micro-organismos extremófilos e suas adaptações a ambientes extremos. Saiba mais sobre seu trabalho em: https://www.nasa.gov/content/ivan-glaucio-paulino-lima

 

Schwarza (Canal do Schwarza):

Divulgador cientifico e criador do "Canal do Schwarza", um canal de Ciência e Astronomia no YouTube, com mais de 900 mil seguidores. Também é o autor do livro "Do Átomo ao Buraco Negro" que possui quase 10 mil cópias vendidas. Estudou Astronomia Geral, Dinâmica e Evolução Estelar e Reconhecimento do Céu na Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica (EMA). É associado pela Sociedade Astronômica Brasileira, membro do ScienceVlogs Brasil e viaja pelo Brasil com o intuito de descomplicar a Astronomia. Se inscreve lá: https://www.youtube.com/user/poligonautas

 

Udovic Trio:

Um projeto de música instrumental com linguagem jazzistica, pitadas de blues e rock, além de muito groove. O grupo musical Brotense “Udovic Trio” existe desde 2015 e irá divertir nosso evento com todo o profissionalismo de seus músicos: Emerson Udovic (Guitarra), Leonardo susi (Bateria) e João Cleber Frutuozo (Organ). Let’s Dance: https://www.youtube.com/channel/UCYe1aq0AKcMWp6rV_Z9mb1Q

UFABC Rocket Designer:

A UFABC Rocket Design é uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal do ABC com o objetivo de projetar e desenvolver foguetes experimentais. Esta equipe super premiada lançará um de seus foguetes durante o evento. Nada mais inspirador para comemorar. Dá uma olhada no trabalho deles:

http://www.ufabcrocketdesign.com.br 

 

Astrotubers:

Projeto idealizado durante a XLI Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em 2017, onde várias instituições de diferentes estados do Brasil organizaram um grupo de divulgação científica formado por astrônomos profissionais de todo o país. O canal “Astrotubers” no YouTube, já conta com mais de vinte mil seguidores e você certamente irá encontrar com um deles em cada momento do nosso evento. Aproveita e dá um pulinho no canal da galera:

https://www.youtube.com/channel/UCGYBY4KaFYmkEKAGLL07BXw

Estará Conosco

Irineu Gomes Varella (Astrofísico)

Bacharel em Física (1978), Licenciado em Matemática (1996) e Pós-Graduado em Astrometria (1983) pela Universidade de São Paulo, Especialista em Astronomia pelo Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul (2010) e Mestre em Ciências pelo IAG-USP (2017). Foi professor no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica (EMA) de São Paulo de 1968 até 2015, quando se aposentou como especialista astrônomo da EMA. Colaborador (de 1975 a 1996) na edição do Anuário Astronômico do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Autor de textos de divulgação e ensino de Astronomia publicados pelo Planetário de São Paulo e por jornais, revistas e outros periódicos de vários lugares do Brasil. Conheça seu site:  http://www.uranometrianova.pro.br

Rodolfo Langhi (Físico)

É professor assistente doutor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013.
Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Para a Ciência da  UNESP/Bauru. É sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade
Brasileira de Física (SBF). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Trabalha com as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física; Estágio Supervisionado; Prática de Ensino de Física; TCC; Educação em Astronomia.

Maiores detalhes, na homepage: http://sites.google.com/site/proflanghi".

ABERTURA

PALESTRAS

FOTO OFICIAL

PALESTRA

OFICINAS

APRESENTAÇÕES ORAIS

MESA REDONDA

APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

OBSERVAÇÃO

PLANETÁRIO

ENCERRAMENTO

Local:
Fundação Centro de Estudos do Universo
Rua Emílio Dalla Déa, s/n, Campos Elíseos, Brotas/SP.
Fone para contato: (14) 3653 4466