
Em julho de 2019, o CEU foi contemplado com o selo SAB de qualidade de conteúdo na área de Astronomia, uma garantia aos nossos alunos, professores e visitantes, acerca do material apresentado, comprovando que nossos princípios e conceitos estão dentro das normas acadêmicas cientificas aprovadas pela Sociedade Astronômica Brasileira.
Em 2020, acontecerá o primeiro ENAST Virtual, organizado pelo Conselho Nacional do Encontro. Para saber mais e conferir a programação do evento, que acontecerá durante os dias 28/11 a 06/12 de 2020, confira o site oficial: www.2020.enast.com.br
–
Evento presencial na Fundação CEU adiado por tempo indeterminado. Saiba mais a seguir:
Comunicado 23 ENAST – Fundação CEU
Prezados(as),
em virtude da pandemia de Covid-19 e as medidas de distanciamento social, a Fundação CEU precisou pausar suas atividades neste ano, alterando todo o calendário de ações.
Como consequência, será necessário cancelar o 23° Encontro Nacional de Astronomia (ENAST) que seria sediado na Fundação CEU na Cidade de Brotas/SP em Novembro de 2020.
A nova data será definida assim que as atividades presenciais puderem ser retomadas e divulgada logo que possível, nesta ocasião, realizaremos uma ampla divulgação.
Esperamos que seja possível contar com a sua participação em nosso evento.
Agradecemos pela compreensão e pedimos desculpas pelo transtorno.
Comissão Organizadora do 23 ENAST
Fundação CEU – 27 de abril de 2020
–
23º Encontro Nacional de Astronomia
Fundação CEU – Brotas/SP
A 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia será realizada na Fundação CEU, em Brotas-SP e terá a Radioastronomia como tema principal do evento, uma escolha inspirada na primeira “fotografia” de um buraco negro, publicada em 2019 e a fim de ressaltar a importância deste ramo da ciência. O primeiro ENAST temático foi realizado em 2011, na Cidade de São Paulo-SP, com o tema “Poluição Luminosa”. Em 2019, o ENAST de Sobral-CE comemorou o centenário do eclipse que comprovou a teoria da relatividade geral de Einstein. Confira na coluna da direita um pouco sobre os elementos da logo do evento.
Estaríam conosco:
Prof. Irineu Gomes Varella (1952-2020)
O professor Irineu Gomes Varella estaria conosco no ENAST de 2020 para falar sobre Radioastronomia, mas infelizmente fomos surpreendidos com sua passagem precoce, no dia 14 de agosto de 2020. Registramos aqui nossos sentimentos à família e aos amigos. Foi uma grande perda para a astronomia brasileira. Seu legado jamais seja esquecido.
Físico, Matemático, Pós-Graduado em Astrometria, Especialista em Astronomia e Mestre em Ciências , Irineu colaborou (de 1975 a 1996) em edições do Anuário Astronômico do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, foi professor no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica (EMA) de São Paulo de 1968 até 2015, quando se aposentou como especialista astrônomo e é autor de diversos textos de divulgação e ensino de Astronomia.
Prof. Dr. Rodolfo Langhi
É professor assistente doutor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Trabalha com as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física; Estágio Supervisionado; Prática de Ensino de Física; TCC; Educação em Astronomia.
Sobre a escolha do tema:
No dia 09 de Abril de 2019, pesquisadores do Event Horizon Telescope (EHT) divulgaram a primeira imagem real de um buraco negro localizado na galáxia M87, que fica na constelação de Virgo, a Virgem. Distante de nós cerca de 53.4 milhões de anos luz e com cerca de 6.5 bilhões de massas solares compactadas em um raio de 40 bilhões de quilômetros, o mesmo foi registrado através de um método chamado “interferometria”, utilizando 8 radiotelescópios instalados em 6 distintos pontos da superfície do planeta. Este feito inspirou os professores da Fundação CEU a oferecer ao público, um evento que ressalte e explique esta técnica e sua importância para as pesquisas em Astronomia.
Primeira foto de um Buraco Negro. Créditos: EHT. https://eventhorizontelescope.org
Um pouco de história sobre a escolha da sede:
No início do mês de Julho de 2019, a Fundação CEU propôs sua candidatura para que o Encontro de 2020 fosse realizado na instituição. Como decidido em assembléia, os encontros devem ser escolhidos por votação popular a cada dois anos. Com a falta de candidatura em 2018 para 2020, a análise do pedido foi feita pela comissão do ENAST, que por definição durante a assembléia de 2018, pôde decidir em votação interna sobre a aprovação da candidatura.
A votação incluiu conselheiros de clubes de astronomia, observatórios e planetários de grande parte do Brasil, e a candidatura do CEU foi aprovada com unanimidade para sediar o 23º Encontro Nacional de Astronomia. O mesmo será realizado nos meses de outubro e novembro de 2020, estamos preparando tudo com muito carinho para esta grande reunião da astronomia Brasileira.
O CEU possui 18 anos de fundação e já sediou alguns eventos astronômicos, além das Star Parties, atividade típica da instituição que em 2019 organizou sua sua 8ª edição em comemoração aos 50 anos do pouso do homem na Lua. Aqui também sediamos o ENAST de 2004 e a Reunião Anual da Associação Brasileira de Planetários, em 2016.
Nesta mesma página, serão divulgadas as novidades sobre o ENAST de 2020. Continue navegando pelo nosso site para conhecer a Fundação CEU e aguarde as novidades!
Todas as dúvidas e curiosidades podem ser encaminhadas para professores@fundacaoceu.org.br

A logo do ENAST em Brotas apresenta um elemento carro chefe do ecoturismo na cidade, um bote de Rafting e seus remos, além das ondas do rio, que representam o tema do ENAST deste ano: a Radioastronomia! As três estrelas são o símbolo base do ENAST e representam a união dos seguimentos reunidos nos eventos: a pesquisa e a observação, o ensino e a divulgação, a ATM (Amateur Telescope Maker) e a instrumentação. Uma forma de valorizar e incentivar a união destes três pilares.
Local:
Fundação Centro de Estudos do Universo
Rua Emílio Dalla Déa, s/n, Campos Elíseos, Brotas/SP.
Fone para contato: (14) 3653 4466