Equipamentos didáticos e Geoshow

• Formação do Sistema Solar;
  • Formação da Terra;
  • Evolução da vida;
  • Características de diferentes períodos geológicos;
  • Formação do relevo do estado de São Paulo;
  • Impacto das ações humanas no meio ambiente.

Resumo

Em um telão acima de um paredão de 23m com o perfil geológico do Estado de São Paulo e suas camadas geológicas expostas, é narrada a história desde o Big Bang aos dias atuais, passando pela formação daTerra,surgimento da vida e extinção em massa. Junto aos efeitos audiovisuais e de iluminação, um Alossauro em escala real também faz parte da atividade.

Stonehenge

Em uma réplica do monumento com cerca de metade do tamanho original,é realizada uma explanação de como é possível saber épocas do ano e horários
através da observação do movimento aparente do Sol ao longo do ano. O espaço é usado como complemento de algumas atividades.

Estação Meteorológica

A estação meteorológica automática possui um conjunto de equipamentos, como termômetro, barômetro, higrômetro, pluviômetro e anemômetro, para os alunos acompanharem as mudanças das variáveis de tempo: temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, quantidade de chuva, direção e velocidade do vento.

Relógio Solar

No relógio solar Analemático, o visitante caminha em uma plataforma com todos os meses do ano, posiciona-se no mês atual e sua sombra projetará a hora corrente em um arco que possui as horas das 06 às 18 horas. O espaço também é utilizado durante as oficinas de construção de relógio Solar.