UMA SUPER FESTA DAS ESTRELAS (e da Lua)!

No dia 20 de julho de 2019, cerca de 190 pessoas passaram pela fundação CEU! Foi uma tarde tarde cheia de interatividade e uma noite observando o céu estrelado e a Lua. Ao som de música instrumental com o Udovic Trio, os participantes puderam ver Saturno, Júpiter, a Lua, aglomerados estelares, nebulosas e até estrelas duplas, através dos 4 telescópios dispostos em nossa laje de observação.

A festa deste ano foi para comemorar os 50 anos do primeiro pouso na Lua com a Apollo 11, em 20 de julho de 1969. Durante o evento, profissionais da Astronomia e áreas afins apresentaram para o público o nosso progresso após este feito.

O Astrofísico Marcelo Rubinho explicou de uma maneira descontraída e muito acessível, como adquirimos e interpretamos os dados para conhecer as características das Estrelas e demais objetos celestes.

O Astrobiólogo Dr. Ivan Lima, realizou um resgate histórico sobre o Programa Apollo, falou ainda sobre a possibilidade de encontrar vida fora da Terra e também sobre os experimentos e projetos com o uso seres terrestres, em ambientes fora do nosso planeta.

O divulgador científico SCHWARZA do Canal do Schwarza no Youtube, falou sobre a ciência contida nos filmes de ficção científica, como Interestelar, De Volta para o Futuro, dentre outros.

Os Astrotubers também fizeram parte da nossa festa! Daniele Ronso, engenheira e astrofísica, aluna de doutorado do IAG/USP e Natalia Del Coco, astrônoma e aluna de Mestrado do IAG/USP deram um toque especial ao evento e fizeram uma super cobertura junto ao Renato Andrade e ao Otto Rodolfo, da Multiverso Mídia (@multiverso.midia). Com bastante conhecimento e profissionalismo,  eles fizeram um super vídeo que em breve estará disponível nas mídias.

Confira a seguir algumas fotos do evento:

Estarão conosco

Marcelo Rubinho (Astrofísico)

Bacharel em Física, mestre e doutorando em Astrofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), trabalha com polarimetria e estrelas massivas. Também atua em divulgação científica e é um dos apresentadores do canal de ciência Astrotubers. Quando sobra tempo, atualiza sua coleção de quadrinhos.

Dr. Ivan Glauco Paulino Lima (Astrobiólogo Blue Marble na NASA):

Biólogo e mestre em Genética e Biologia Molecular e Doutor em Biofísica. Fez pós doutorado na NASA e atualmente é Pesquisador Cientista No Blue Marble Space Institute of Science no Centro Ames de Pesquisas da NASA. Atualmente suas pesquisas estão relacionadas aos micro-organismos extremófilos e suas adaptações a ambientes extremos. Saiba mais sobre seu trabalho em: https://www.nasa.gov/content/ivan-glaucio-paulino-lima

Schwarza (Canal do Schwarza):

Divulgador cientifico e criador do "Canal do Schwarza", um canal de Ciência e Astronomia no YouTube, com mais de 900 mil seguidores. Também é o autor do livro "Do Átomo ao Buraco Negro" que possui quase 10 mil cópias vendidas. Estudou Astronomia Geral, Dinâmica e Evolução Estelar e Reconhecimento do Céu na Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica (EMA). É associado pela Sociedade Astronômica Brasileira, membro do ScienceVlogs Brasil e viaja pelo Brasil com o intuito de descomplicar a Astronomia. Se inscreve lá: https://www.youtube.com/user/poligonautas

Udovic Trio:

Um projeto de música instrumental com linguagem jazzistica, pitadas de blues e rock, além de muito groove. O grupo musical Brotense “Udovic Trio” existe desde 2015 e irá divertir nosso evento com todo o profissionalismo de seus músicos: Emerson Udovic (Guitarra), Leonardo susi (Bateria) e João Cleber Frutuozo (Organ). Let’s Dance: https://www.youtube.com/channel/UCYe1aq0AKcMWp6rV_Z9mb1Q

UFABC Rocket Designer:

A UFABC Rocket Design é uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal do ABC com o objetivo de projetar e desenvolver foguetes experimentais. Esta equipe super premiada lançará um de seus foguetes durante o evento. Nada mais inspirador para comemorar. Dá uma olhada no trabalho deles:

Astrotubers:

Projeto idealizado durante a XLI Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em 2017, onde várias instituições de diferentes estados do Brasil organizaram um grupo de divulgação científica formado por astrônomos profissionais de todo o país. O canal “Astrotubers” no YouTube, já conta com mais de vinte mil seguidores e você certamente irá encontrar com um deles em cada momento do nosso evento. Aproveita e dá um pulinho no canal da galera:

Estiveram conosco

Marcelo Rubinho (Astrofísico)

Dr. Ivan Glauco Paulino Lima (Astrobiólogo Blue Marble na NASA):

Schwarza (Canal do Schwarza):

Udovic Trio:

Astrotubers:

ABERTURA

13h - Abertura dos Portões e credenciamento

PALESTRA

15h - Palestra com Marcelo Rubinho (Astrofísico): “Ferramentas Observacionais – Fazendo mágica com um pontinho de luz”.

FOTO + FOGUETE

16h30 – Foto oficial e Lançamento de foguete

PALESTRA

17h – Palestra com Dr. Ivan Lima (Astrobiólogo Blue Marbel na NASA): “O legado do Programa Apollo: Astrobiologia e Exploração Espacial”.

LIVRE

18h30 às 20h – Horário livre

PALESTRA

20h – Palestra com Schwarza (Canal do Schwarza): “A Ciência na Cultura Pop”.

MÚSICA

22h – Apresentação Musical com Udovic Trio

OBSERVAÇÃO

21h30 – Início da observação com telescópios do CEU e alinhamento dos equipamentos próprios

Fase da Lua: Cheia (90.5% de iluminação)
Nascer da Lua: 21:00h
Pôr da Lua: 09:15h
Em caso de céu nublado será feita uma sessão de Geoshow.

PLANETÁRIO

23h / 00h / 01h / 02h – Sessões de Planetário.

ENCERRAMENTO

03h do dia 21/07/2019: Encerramento de atividades.

Local:
Fundação Centro de Estudos do Universo
Rua Emílio Dalla Déa, s/n, Campos Elíseos, Brotas/SP.
Fone para contato: (14) 3653 4466