UMA SUPER FESTA DAS ESTRELAS (e da Lua)!

Uma tarde cheia de interatividade e uma noite sob o céu estrelado. Esta talvez seja a melhor descrição de uma Star Party na Fundação CEU.

A festa deste ano é para comemorar os 50 anos do primeiro pouso na Lua com a Apollo 11, em 20 de julho de 1969. Durante o evento, profissionais da Astronomia e áreas afins apresentarão para o público o nosso progresso após este feito. Nossa tecnologia evoluiu, e este conhecimento estará aqui para ser compartilhado com vocês!

No anoitecer ao som de música instrumental, todos os participantes estão convidados a trazer seus equipamentos para aproveitar o céu de Brotas junto conosco. Também haverá food trucks e opções de comidinhas típicas para aquecer o estômago durante esta madrugada de inverno.

#VEMPROCEU #STARPARTYVIII

PRIMEIRO LOTE ESGOTADO

ESTE LOTE DA DIREITO A ASSISTIR AS PALESTRAS AO VIVO NO AUDITÓRIO ALÉM DE TODA PROGRAMAÇÃO.

SEGUNDO LOTE VENDA ONLINE

ESTE LOTE DA DIREITO A ASSISTIR A TRANSMISSÃO DAS PALESTRAS AO VIVO EM UM TELÃO DIRETO DA NOSSA CAVERNA CENOGRÁFICA

R$ 80,00

PACOTE2
-CONVITE

R$ 40,00

PACOTE 4 PAGA MEIA
-CONVITE

VÁLIDO PARA PROFESSORES,
ESTUDANTES E MELHOR
IDADE (A PARTIR DE 60 ANOS).
OBRIGATÓRIA APRESENTAÇÃO DE
CARTEIRINHA OU HOLERITE
NA BILHETERIA.

EM ATÉ 24H SERÁ ENVIADO UM VOUCHER PARA O EMAIL CADASTRADO NA COMPRA.

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail starparty8@fundacaoceu.org.br
ou pelo whatsapp  (14) 99720-7830

Estarão conosco

Marcelo Rubinho (Astrofísico)

Bacharel em Física, mestre e doutorando em Astrofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), trabalha com polarimetria e estrelas massivas. Também atua em divulgação científica e é um dos apresentadores do canal de ciência Astrotubers. Quando sobra tempo, atualiza sua coleção de quadrinhos.

Dr. Ivan Glauco Paulino Lima (Astrobiólogo Blue Marble na NASA):

Biólogo e mestre em Genética e Biologia Molecular e Doutor em Biofísica. Fez pós doutorado na NASA e atualmente é Pesquisador Cientista No Blue Marble Space Institute of Science no Centro Ames de Pesquisas da NASA. Atualmente suas pesquisas estão relacionadas aos micro-organismos extremófilos e suas adaptações a ambientes extremos. Saiba mais sobre seu trabalho em: https://www.nasa.gov/content/ivan-glaucio-paulino-lima

Schwarza (Canal do Schwarza):

Divulgador cientifico e criador do "Canal do Schwarza", um canal de Ciência e Astronomia no YouTube, com mais de 900 mil seguidores. Também é o autor do livro "Do Átomo ao Buraco Negro" que possui quase 10 mil cópias vendidas. Estudou Astronomia Geral, Dinâmica e Evolução Estelar e Reconhecimento do Céu na Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica (EMA). É associado pela Sociedade Astronômica Brasileira, membro do ScienceVlogs Brasil e viaja pelo Brasil com o intuito de descomplicar a Astronomia. Se inscreve lá: https://www.youtube.com/user/poligonautas

Udovic Trio:

Um projeto de música instrumental com linguagem jazzistica, pitadas de blues e rock, além de muito groove. O grupo musical Brotense “Udovic Trio” existe desde 2015 e irá divertir nosso evento com todo o profissionalismo de seus músicos: Emerson Udovic (Guitarra), Leonardo susi (Bateria) e João Cleber Frutuozo (Organ). Let’s Dance: https://www.youtube.com/channel/UCYe1aq0AKcMWp6rV_Z9mb1Q

UFABC Rocket Designer:

A UFABC Rocket Design é uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal do ABC com o objetivo de projetar e desenvolver foguetes experimentais. Esta equipe super premiada lançará um de seus foguetes durante o evento. Nada mais inspirador para comemorar. Dá uma olhada no trabalho deles:

Astrotubers:

Projeto idealizado durante a XLI Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em 2017, onde várias instituições de diferentes estados do Brasil organizaram um grupo de divulgação científica formado por astrônomos profissionais de todo o país. O canal “Astrotubers” no YouTube, já conta com mais de vinte mil seguidores e você certamente irá encontrar com um deles em cada momento do nosso evento. Aproveita e dá um pulinho no canal da galera:

Estarão conosco

Marcelo Rubinho (Astrofísico)

Dr. Ivan Glauco Paulino Lima (Astrobiólogo Blue Marble na NASA):

Schwarza (Canal do Schwarza):

Udovic Trio:

UFABC Rocket Designer (CANCELADO):

Devido a problemas técnicos, infelizmente a equipe não poderá participar do evento. Serão lançados foguetes próprios da Fundação CEU.

Astrotubers:

ABERTURA

13h - Abertura dos Portões e credenciamento

PALESTRA

15h - Palestra com Marcelo Rubinho (Astrofísico): “Ferramentas Observacionais – Fazendo mágica com um pontinho de luz”.

FOTO + FOGUETE

16h30 – Foto oficial e Lançamento de foguete

PALESTRA

17h – Palestra com Dr. Ivan Lima (Astrobiólogo Blue Marbel na NASA): “O legado do Programa Apollo: Astrobiologia e Exploração Espacial”.

LIVRE

18h30 às 20h – Horário livre

PALESTRA

20h – Palestra com Schwarza (Canal do Schwarza): “A Ciência na Cultura Pop”.

MÚSICA

22h – Apresentação Musical com Udovic Trio

OBSERVAÇÃO

21h30 – Início da observação com telescópios do CEU e alinhamento dos equipamentos próprios

Fase da Lua: Cheia (90.5% de iluminação)
Nascer da Lua: 21:00h
Pôr da Lua: 09:15h
Em caso de céu nublado será feita uma sessão de Geoshow.

PLANETÁRIO

23h / 00h / 01h / 02h – Sessões de Planetário.

ENCERRAMENTO

03h do dia 21/07/2019: Encerramento de atividades.

Local:
Fundação Centro de Estudos do Universo
Rua Emílio Dalla Déa, s/n, Campos Elíseos, Brotas/SP.
Fone para contato: (14) 3653 4466